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terça-feira, 20 de maio de 2014




Grupos – Redes – Comunidades
Por Ana Freire (1300996)
Mestrado em Pedagogia do Elearning
disciplina AVA – Mpel 7 profa: Lina Morgado



O assunto em voga neste momento são os grupos, as comunidades e as redes. Mas o que estes três conceitos tem a ver com a educação a distância? Mesmo que as evidências nos levem a pensar em uma educação on-line com consistência, percebe-se que a desconfiança quanto a optar por uma capacitação on-line ainda permanece.

Mal sabem os incrédulos que a educação on-line tem conquistado milhares de pessoas pelos mais variados motivos, e muitas delas, indicam os cursos que realizam.

O ponto forte da educação on-line são as interações realizadas em fóruns, onde há a presença de um tutor e de um grupo de alunos que oferecem seus contributos diariamente, sobre temas variados.

E o que as definições de grupos, redes e comunidades tem a ver com isso?

Com o intuito de entender as definições de grupos, redes e comunidades, e qual a importância na educação on-line, me alongarei um pouco mais.

Acredito que a grande diferença entre os conceitos seja a atualidade de cada um deles e o grau de envolvimento e extensão que cada um possa ter.

Um grupo é formado por poucas pessoas, tem coesão e uma identidade social definida. Por isso, todos respeitam as regras produzindo uma total confiança entre os pares.

A ideia presente nas obras lidas apresenta a imagem dos “alunos como nós de rede”, creio que esta ideia auxilia o entendimento da importância de fazer parte desta imensa rede.

Fazer parte de uma comunidade significa compartilhar conhecimento em espaços definidos de aprendizagem. Nestes espaços se formam uma inteligência que embasam a aprendizagem social. 

Referências bibliográficas:

Anderson, T. (2009).  Social Networking in Education. Disponível em: http://terrya.edublogs.org/2009/04/28/social-networking-chapter/. Acesso em: 18 de maio de 2014.

Dron e Anderson (2008). Collectives, Networks and Groups in Social Software for E-Learning. Disponível em: http://www.editlib.org/noaccess/26726. Acesso em: 18 de maio de 2014.

Etienne Wenger, E., Trayner, B. & Laat, M. (2011).
 Promoting and assessing value creation in communities and networks: a conceptual frameworkRuud de Moor Centrum: Neederlands. 

Figueiredo, A. D. (2005).
 Learning Contexts: A Blueprint for Research, Interactive Educational Multimedia, No. 11.

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