Total de visualizações de página

domingo, 8 de dezembro de 2013

Cibercultura... primeiros passos. 
Por Ana Freire



A Internet ou rede agrega hoje uma série de dispositivos que oferecem acesso a rede mundial de computadores. Se antigamente acessávamos dentro de nossas casas por nossos desktops, hoje este acesso é feito em qualquer lugar da cidade, do país, do mundo por aparelhos portáteis e com acesso a rede. Essa noção de acesso com mobilidade compõe o cenário da contemporaneidade.

Já o ciberespaço, expressão criada por William Gibson1984, designa um espaço criado pelas diversas comunicações, conectadas e mediadas pelo computador.


O ciberespaço virtualiza a realidade e oferece uma mudança na maneira de pensar e agir da humanidade. Mudanças estas que vem acontecendo há várias décadas, e que no caso da informática faz alterar a nossa maneira de ver e estar no mundo.

O que realmente muda neste contexto é a forma com que iremos expressar o que sentimos. Estamos falando de interatividade. Podemos interagir quando enviamos um e-mail, uma foto de um acontecimento na cidade, realizamos um vídeo, quando reagimos a uma notícia postada em uma rede social, ou quando navegamos em hipertextos.


O que está em foco na web 2.0 é a mudança de paradigma onde o usuário deixa de ser um mero consumidor ou telespectador, fundados na cultura mass media, para ser um ser autônomo e produtor e disseminador de conhecimento.

Esta produção e disseminação de conhecimento se dá graças a uma inteligência coletiva (Pierre Lévy, 1999). Este novo pensamento é sustentado por conexões nas redes abertas da Internet. O compartilhamento de informações ou a disseminação delas se dá via blogs, fóruns, comunidades, etc, onde todos interagem com todos.


Referências Bibliográficas:

Gibson, William. Neuromancer. New York, Ace Books, 1984.
Guimarães Jr., Mário José Lopes. A Cibercultura e o Surgimento de Novas Formas de Sociabilidade. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~guima/ciber.html. Acesso em: 6 de dezembro.
Levy, Pierre. As tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo, editora 34, 1995.

Levy, Pierre. Cibercultura. São Paulo, editora 34, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário