Cibercultura...
primeiros passos.
Por Ana Freire
A Internet ou rede agrega hoje uma
série de dispositivos que oferecem acesso a rede mundial de computadores. Se antigamente
acessávamos dentro de nossas casas por nossos desktops, hoje este acesso é
feito em qualquer lugar da cidade, do país, do mundo por aparelhos portáteis e
com acesso a rede. Essa noção de acesso com mobilidade compõe o cenário da
contemporaneidade.
Já o ciberespaço, expressão criada por William
Gibson1984, designa um espaço criado pelas diversas comunicações, conectadas e mediadas
pelo computador.
O ciberespaço virtualiza a realidade e
oferece uma mudança na maneira de pensar e agir da humanidade. Mudanças estas
que vem acontecendo há várias décadas, e que no caso da informática faz alterar
a nossa maneira de ver e estar no mundo.
O que realmente muda neste contexto é a
forma com que iremos expressar o que sentimos. Estamos falando de interatividade.
Podemos interagir quando enviamos um e-mail, uma foto de um acontecimento na
cidade, realizamos um vídeo, quando reagimos a uma notícia postada em uma rede
social, ou quando navegamos em hipertextos.
O que está em foco na web 2.0 é a
mudança de paradigma onde o usuário deixa de ser um mero consumidor ou
telespectador, fundados na cultura mass media, para ser um ser autônomo e produtor
e disseminador de conhecimento.
Esta produção e disseminação de
conhecimento se dá graças a uma inteligência coletiva (Pierre Lévy, 1999). Este
novo pensamento é sustentado por conexões nas redes abertas da Internet. O compartilhamento
de informações ou a disseminação delas se dá via blogs, fóruns, comunidades,
etc, onde todos interagem com todos.
Referências Bibliográficas:
Gibson, William. Neuromancer.
New York, Ace Books, 1984.
Guimarães Jr., Mário José Lopes. A Cibercultura e o
Surgimento de Novas Formas de Sociabilidade. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~guima/ciber.html.
Acesso em: 6 de dezembro.
Levy, Pierre. As tecnologias da
Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo,
editora 34, 1995.
Levy, Pierre. Cibercultura. São Paulo, editora
34, 1999.
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