Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Bibliografia anotada 2

Recursos educacionais abertos e redes sociais/ Alexandra Okada (Organizadora). – São Luis: EDUEMA, 2013. Disponível em:http://oer.kmi.open.ac.uk/?page_id=3625 Acesso em: 15 de dezembro de 2013.

Resumo:

Trata-se de uma obra realizada a várias mãos, numa sensacional rede de cooperação mundial, traduzida para três línguas, português, espanhol e inglês.
O livro é composto de vários artigos, e os assuntos são bem variados indo desde a formação, os REA às redes sociais.
No texto de abertura, Larry Cooperman inicia com dados relevantes sobre o ingresso de alunos no ensino superior no início do século XXI e o que os governos precisaram fazer frente a demanda. Os Open Course Ware, nasceram em 2001 e no ano seguinte se dá a formulação dos Recursos Educacionais Abertos da UNESCO, em 2002. Importante mencionar estes dados visto que o apresentador afirma que “Aprender é uma atividade social”.
Na somatória de artigos, percebemos que os esforços rumaram para um intercambio de conhecimentos em torno dos REA, com o intuito de divulgar, compartilhar, intercambiar algo que foi produzido coletivamente.
Ao ler o livro percebemos o impacto que a Web 2.0 e a cultura participativa tem exercido sobre o desenvolvimento dos REA, o que significa que devemos co-criar, compartilhar, remixar, reaproveitar, utilizar, reutilizar, colaborar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário